EMDR
​
“Changing the memories that form the way we see ourselves also changes the way we view others. Therefore, our relationships, job performance, what we are willing to do or are able to resist, all move in a positive direction.”
Francine Shapiro
A Abordagem EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing
(Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares),
desenvolvida pela psicóloga Dra. Francine Shapiro (1989), é um método psicoterapêutico de base fisiológica onde se recria o mecanismo natural que ocorre no sono durante a fase REM (Rapid Eye Movement) através da estimulação bilateral do cérebro (Visual | Auditiva | Tátil) a qual promove a comunicação entre os 2 hemisférios cerebrais.
O tratamento EMDR baseia-se na identificação, acesso e processamento de memórias associadas aos problemas atuais que a pessoa experiencia, ou seja, promove-se o reprocessamento de experiências que o cérebro não conseguiu assimilar e integrar e em que o armazenamento disfuncional da vivencia está na base dos sintomas atuais.
Após o tratamento de EMDR as memórias continuam a ser recordadas porém sem o efeito perturbador.
Múltiplos estudos científicos tem comprovado a eficácia do EMDR no tratamento de experiências emocionalmente traumáticas e que os ganhos terapêuticos se conservam a longo prazo.
​
​